top of page

Criança Pensa

  • Mariana e Ana
  • 12 de ago. de 2017
  • 2 min de leitura

Conheci a Ana pelos meandros do online. Juntou-nos a vontade de fazer diferente e fazer a diferença na educação e na forma como é vista. Fala-se de sonhos e da vontade de mudar, fazendo parte dessa mudança. E porque os bons exemplos devem ser difundidos partilho com vocês este texto fantástico da Criança Pensa.

Sempre me lembro de ser uma criança curiosa. De falar sozinha, de brincar com coisas simples e reflectir sobre as questões profundas da humanidade. Algumas vezes fazia-o no meio silêncio da casa ou da serra, outras vezes lá falava com o meu avô. Tive a sorte de ter um avô muito honesto, simples, calado o que fazia dele um bom ouvinte. Contava-lhe vezes sem conta as mais loucas e bizarras estórias produzidas no terreno fértil da fantasia que a minha alma, em trama com o meu coração, eram capazes de produzir. As nossas aventuras eram despretensiosas de grandes cenários, dava-lhe a mão e caminhávamos pelas ruas da vila onde cada esquina, cada beco e cada ruela guardava as memórias dos meus/nossos antepassados. A minha mão pequena e frágil entrelaçava-se com a mão dele forte, seca e áspera para caminharmos lado a lado, sem eu saber ao tempo, que juntamente com aqueles passos pequenos, eu construía a mais sólida e profunda sensação de segurança, que iria acompanhar por toda a minha vida. Talvez por isso, nunca perdi completamente o sentido de ser criança, nunca esqueci o bom que é ter alguém que nos ouve cuidadosamente, que nos escuta com amor, sem tecer julgamentos ou comentários jocosos. Os anos passaram, o meu avô vive agora num outro estado de ser e quando a vida me concedeu tempo e espaço, recordei aquele homem de paciência inesgotável, de olhar profundo e ouvido atento, parei e comecei a ouvir as crianças com que trabalhava todos os dias.

Tentei ir buscar (ao fundo do baú) o primeiro post da Criança Pensa… Isto foi em 2013, quando a Índia, menina dócil e gentil que sabia mais do que aquilo que aparentava, um dia me disse que falava com os animais e estes contavam-lhe coisas da vida. Ouvi-a, escutei-a e dentro de mim nasceu uma vontade colossal de lutar por uma educação onde a criança fosse escutada, sem os tais julgamentos trocistas que a sociedade moderna tanto aprecia.


Desde de então a Criança Pensa actua no sentido da sensibilização para uma educação activa, honesta, coesa, harmoniosa e assertiva onde a criança é o ponto de acção, onde tudo se desenvolve, se cria e nasce tendo em conta o ser único e individual que cada criança é. Ao longo dos anos tenho publicado as conversas, os pensamentos, as ideias que os mais pequenos partilham comigo. A Criança Pensa, tem como alicerces o propósito de ser um espaço de debate e esclarecimento e de reflexão. É uma voz activa e profundamente empenhada na divulgação de uma educação alternativa.

Digam lá se não é inspirador? 🖤

Acompanhem a Criança Pensa na página de facebook para não perderem mais reflexões inspiradoras!


Obrigada Ana pela partilha e pelo texto tão inspirador 🖤

Comentarios


Nas redes sociais
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
Posts Em Destaque
Posts Recentes

Recebe atualizações em primeira mão

ACOMPANHA
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2017 por Grow - Famílias Felizes 

bottom of page