Educar com o Coração - Pedagogia Montessori
- Mariana
- 24 de ago. de 2017
- 3 min de leitura
"Educar com o Coração - Pedagogia Montessori em Casa" de Cristina Tébar, publicado pela Verso de Kapa, foi uma das últimas leituras que fiz e ...ADOREI!
No texto da contra capa pode ler-se:
"Cristina Tébar acredita que o método Montessori é a solução, tanto na escola como em casa, já que esta pedagogia é, na sua essência um estilo de vida. Este livro dá-nos a conhecer como estimular o potencial da relação pai-filhos, as regras e planos de ação a implementar e qual o percurso a traçar para pôr este caminho educativo em prática no dia a dia. Este método - uma das maiores tendências atuais na educação, contribui verdadeiramente para o desenvolvimento de crianças autónomas, independentes, responsáveis e capazes de pensar por si mesmas, tornando-as pessoas mais confiantes."
Este livro é, na verdade, um excelente guia para quem quer conhecer um pouco do que é Montessori e de como podem aplicá-lo no dia a dia. Tem uma escrita muito simples e fácil de perceber. Perfeito para quem está a começar e precisa de mais informação. Tanto para pais como para profissionais, apresenta-se como uma excelente ferramenta de uso diário.

Não sou fundamentalista ao ponto de defender uma educação exclusivamente Montessori, no entanto há muitos pontos importantes que interessa ressalvar. E, naturalmente este será um tema ao qual voltarei para explorar diferentes pontos.
No entanto, para já quero deixar uma lista de oito princípios básicos da pedagogia Montessori que foram comprovados cientificamente, tal como consta no livro "Educar com o Coração - Pedagogia Montessori em Casa".
"1. O movimento e as capacidades cognitivas estão estreitamente relacionados, sendo o movimento necessário para o pensamento e para a aprendizagem.
2. A aprendizagem e o bem-estar melhoram quando a pessoa sente que tem o controlo da sua própria vida.
3. A aprendizagem é mais eficaz quando se tem interesse no que se está a aprender.
4. Oferecer recompensas por realizar uma determinada atividade (incluindo tirar boas notas) tem um impacto negativo na motivação da criança, a partir do momento em que se deixam de oferecer prémios.
5. A aprendizagem melhora quando as crianças trabalham em grupo e colaboram entre si.
6. A aprendizagem é mais rica quando se realiza num plano concreto (através de atividades práticas) do que num plano abstrato (através da observação).
7. Certas formas de interação entre o adulto e a criança revelam-se mais favoráveis ao desenvolvimento da criança.
8. Um meio ambiente organizado, com uma determinada ordem, é benéfico para o desenvolvimento da criança."
Não é fantástico como parece tão óbvio e simples? Dá para acreditar que esta pedagogia foi criada por Maria Montessori há mais de cem anos? Entende-se o porquê de se continuar a ver uma realidade tão distante desta nas escolas nos dias de hoje?
Consegues identificar algum dos oito princípios enunciados nas atividades, brincadeiras e tarefas do dia a dia com o teu filho? E na escola que frequenta?

Para terem outra perspetiva do livro e se têm interesse em adquirir (o que recomendo vivamente a quem pretende saber mais sobre este método!)
espreitem esta resenha do blog Taquid (ou na página de facebook @taquidblog)
Partilha connosco as tuas experiências, dúvidas, sugestões... será sem dúvida muito enriquecedor para todos! 💚
Continua a seguir Grow - Famílias Felizes para não perderes nenhuma informação!
Comments